quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Sistema prisional entrará em colapso por falta de agentes

Divulgação/Sindpen
Divulgação/Sindpen
Por Elton Santos
É cada dia mais latente a necessidade de se reforçar o quadro de agentes penitenciários no sistema prisional do Distrito Federal. E ela foi ratificada depois de um amplo relatório feito nas seis unidades do DF. Os números assustam. O estudo foi realizado por um Grupo de Trabalho da Secretaria de Justiça. Com os dados em mãos, o governo pretende agora criar antídotos para os problemas encontrados.
Sem dúvidas, um desses problemas foi a falta de efetivo e a superlotação.  Enquanto a média nacional é de 300 presos por 10 mil habitantes, no DF é de 496,8.  Com o estudo prova-se mais uma vez que não dá para separar as dificuldades nas prisões com a letargia do judiciário. Para se ter ideia, 32% dos presos no DF não possuem condenação transitado em julgado.
Segundo o relatório do GT, cada uma das seis unidades prisionais do DF tem capacidade média para 1.101 presos. Entretanto, há a tão corriqueira superlotação. São 1.584 para cada penitenciária. É uma taxa de ocupação de 215%, quando a média nacional é de 161%.
Outro ponto encontrado é que a entrada de presos no sistema é muito acima da evasão. “Distrito Federal apresentou um aumento de 14% em sua população prisional entre dezembro de 2013 e junho de 2014, aparece como a Unidade da Federação com maior proporção de entradas por saída nas unidades prisionais. No período, para cada 26 pessoas que entraram no sistema, apenas 10 pessoas saíram”, expõe o estudo.
Dias atrás, Guardian DF publicou uma série de reportagens com detalhes sobre a situação caótica em várias unidades prisionais. Em todas há necessidade de amentar o efetivo para acabar com várias situações como em uma prisão onde a visita entra com R$ 125 e sai de lá com até R$ 8 mil. Ou outra em que o diretor revela receio de fuga e captura de um narcotraficante importante.
De acordo com informações do presidente do Sindicato de Agentes Penitenciários (Sindpen), Leandro Allan, o quadro atual é comporto por 1.200 profissionais. Mas em sua análise, o ideal seria o reforço de mais mil servidores. O GDF sinalizou apenas o curso de capacitação para 350 concursados . Além disso, a possibilidade de criar mais 500 vagas.
“A sinalização não significa a efetivação. Nos vamos paralisar o sistema prisional se isso não acontecer por que esse ano o sistema entra em colapso total”, alertou Alan.
  • poder

    Cidade no interior de MG tem todos os vereadores presos por corrupção

    DO UOL

    28/01/2016 15h11

    A pequena cidade de Centralina (MG), com seus 10 mil habitantes e localizada a 669 quilômetros de Belo Horizonte, vive um situação inusitada: todos os seus nove vereadores foram presos preventivamente suspeitos de corrupção.
    Eles são investigados pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) de Uberlândia acusados de desvio de dinheiro público.
    Segundo a investigação, todos os nove vereadores eleitos para legislatura que termina este ano fraudaram notas fiscais para justificar recebimento de diárias de viagens que nunca foram feitas.

PCC criou células de inteligência para matar agentes penitenciários federais Flávio Costa Do UOL, em São Paulo 27/07/2017 - 04h00 Ouvir 0:00...